México


Visto de Viagem

Visto de Viagem

Os cidadãos brasileiros precisam de visto para viajar ao México.

REQUISITOS DE VISTO AO MÉXICO PARA CIDADÃOS BRASILEIROS

CONDIÇÕES GERAIS

·



O atendimento para vistos nessa Embaixada é nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro é efetuado exclusivamente aos solicitantes previamente agendados através de nosso site. As entrevistas serão agendadas exclusivamente através do portal https://citas.sre.gob.mx Os requisitos para obter visto devem ser consultados diretamente pelos solicitantes, antes do agendamento.

*Nota: caso não apareça o trâmite de visto na data requerida ou que não permita a seleção da oficina consular, significa que não há agendamentos disponíveis na data requerida.



As novas vagas são liberadas no primeiro dia útil de cada mês.

§ Não efetuamos agendamentos por e-mail nem por telefone.

§ Não realizamos atendimentos sem agendamento.

§ Não existem atendimentos emergenciais de visto para turismo.



Na Embaixada do México no Brasil não são feitos agendamentos para vistos para os consulados do Rio de Janeiro e São Paulo. Para mais informações ingresse as páginas web: https://consulmex.sre.gob.mx/riodejaneiro/ (RJ) e https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php/inicio (SP).

Se você precisar um agendamento de urgência em Brasilia pode solicitá-lo no e-mail: consuladomexbra@sre.gob.mx escrevendo a palavra VISA URGENTE no campo “Assunto”, indicando o motivo da urgência, data de viagem e nome das pessoas que solicitam visto mexicano. Não se considera caso de urgência viagens de turismo. Só serão consideradas as pessoas com NUT e assuntos médicos, educativos e empresariais que possam ser atendidos em Brasilia.

Os vistos são entregues no dia útil seguinte do processamento, à tarde.



EXCEÇÕES DO VISTO

Não será requerido visto mexicano aos cidadãos brasileiros o de outras nacionalidades que viajam ao território mexicano portando algum dos seguintes documentos:

a) Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.



b) Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).



c) Turistas que viajam por mar em navios de cruzeiro, podem ficar até 7 dias sem visto no porto de chegada.



REQUISITOS PARA VISTO DE VISITANTE SEM PERMISSÃO PARA REALIZAR ATIVIDADES REMUNERADAS: TURISTA/NEGÓCIOS.



Favor de apresentar cópia dos documentos listados abaixo, na seguinte ordem:



1. Formulário do visto (preenchido em frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente (no caso de menores de idade se precisa também da cópia do passaporte ou identificação oficial vigente dos pais);

3. Acreditar estância legal, caso a pessoa não possua nacionalidade brasileira (cópia de sua carteirinha de residente permanente);

4. Pagamento equivalente a $48 dólares, pago em REAIS BRASILEIROS via PIX. A chave do PIX será entregue no momento do trâmite. Lembre-se que o pagamento do trâmite NÃO garante a aprovação do visto.

5. Cumprir com algum dos seguintes critérios: recursos financeiros, arraigo ou viajante:

A. Comprovação de RECURSOS FINANCEIROS.

Mediante pelo menos alguma das seguintes opções:

a) Original de constância de emprego e contra-cheques* que comprovem vínculo empregatício durante os últimos 3 (três) meses com valor líquido mínimo de R$ 5.600 por mês; OU

b) Original dos extratos bancários dos últimos 3 (três) meses , onde o saldo médio mensal seja de, pelo menos, R$16,800.

* O documento deve ser impresso em papel oficial, com o carimbo da instituição e, conforme o caso, assinatura do funcionário que atesta o seu conteúdo.

Nota 2: Se os recursos econômicos serão comprovados pelos pais (em caso de menores até 24 anos) ou cônjuge, é importante apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou matrimônio/união estável que comprove o vínculo. Certidões emitidas em outros países deverão estar apostiladas e deverão ser traduzidas por tradutor juramentado caso sejam idiomas distintos ao português, espanhol ou inglês.

B. Comprovação do ARRAIGO no Brasil:

· Original de constância de emprego ou original e cópia da(s) escritura(s) que comprove(m) que possui bens imóveis em seu nome pelos últimos 2 (dois) anos.

C. Comprovação do status de VIAJANTE FREQUENTE:

· Apresentar copia de vistos e/ou carimbos de entrada de no mínimo 3 (três) países estampados nos últimos 365 dias no passaporte vigente que estiver apresentando, não inclusos países limítrofes ao Brasil.



6. Para visto de Negócios, apresentar carta convite da empresa mexicana com a qual irá realizar negócios.



VISTO PARA MENORES DE IDADE

No caso de menores de idade ambos os pais devem acompanhar a pessoa ao consulado para solicitar o visto. Em caso de que um deles não esteja, deverá apresentar procuração em cartório autorizando expressamente ao Consulado a fazer o trâmite de visto OU original e cópia da sentencia que outorgue a guarda total ao pai/mãe que acompanha OU certidão do óbito do pai/mãe ausente; caso que estes documentos sejam emitidos em outros países deverão estar apostiladas e deverão ser traduzidas por tradutor juramentado caso sejam idiomas distintos ao português, espanhol ou inglês.



SOMENTE SERÃO ACEITOS OS DOCUMENTOS LISTADOS ACIMA.



OUTROS VISTOS

II. Estudos:

1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original da carta de aceitação da instituição educativa no México com cópia de identificação da pessoa que assina a carta e que especifique:

a. Nome completo do solicitante;

b. Nível, grau e área de estudo que o solicitante pretenda realizar;

c. Nome do curso em que foi aceito;

d. Data de início e término do curso;

e. Custo da matrícula para o curso; e

f. Dados de identificação da instituição educativa.

4. Original e cópia dos extratos bancários dos últimos três meses, contra-cheques dos últimos três meses, ou original da carta que comprove que o interessado receberá uma bolsa.

NOTA: A solvência econômica poderá ser comprovada pelos pais, desde que o estudante seja menor de 25 anos de idade e comprovar o vínculo com original e cópia da certidão de nascimento.



III. Ministros de culto:

1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original da carta convite da associação religiosa no México. Deve incluir cópia da identificação da pessoa que assina o documento.

4. Original e cópia dos documentos que comprovem que a pessoa conta com a experiência, habilidades ou conhecimentos para desenvolver a atividade para a qual é convidada (Exemplos de comprovação: Diplomas, Certificados de cursos e treinamentos, Cartas emitidas por empregadores, etc.).

5. Original e cópia dos extratos bancários dos últimos tres meses; contracheque dos últimos seis meses ou anuência expedida pela Secretaria de Governação.

6. Original e cópia de comprovante de endereço.



IV. Trabalho NÃO remunerado no México:

1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original da carta convite da empresa no México onde especifique a atividade que vai realizar no país.*

4. Original e cópia dos documentos que comprovem que a pessoa conta com a experiência, habilidades ou conhecimentos para desenvolver a atividade para a qual é convidada (Exemplos de comprovação: Diplomas, Certificados de cursos e treinamentos, Cartas emitidas por empregadores, etc.)

5. Original e cópia dos extratos bancários dos últimos tres meses e contracheques dos últimos tres meses.

6. Original e cópia de comprovante de endereço.

*NOTA: A carta deve destacar que o interessado não vai receber remuneração alguma pela atividade que irá realizar.



V. Unidade Familiar (dependente econômico):



1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original e cópia da certidão de nascimento (menor) ou de casamento, segundo seja o caso.

4. Original e cópia do passaporte mexicano/estrangeiro do pai/mãe ou cônjuge, segundo seja o caso.

5. Original e cópia de documentos de solvência econômica (contracheque dos últimos 6 meses, extratos bancários dos últimos três meses.

6. Cópia do NUT ou cópia do visto mexicano



7. Original e cópia do comprovante de endereço.



VI. Trabalho no México (atividades remuneradas):*

1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Autorização do Instituto Nacional de Migração “NUT” (Número Único de Trâmite).

4. Cópia do contrato de trabalho ou carta proposta com a identificação da pessoa que assina a carta.

5. Original e cópia dos documentos que comprovem que a pessoa conta com a experiência, habilidades ou conhecimentos para desenvolver a atividade para a qual é convidado (Exemplos de comprovação: Diplomas, Certificados de cursos e treinamentos, Cartas emitidas por empregadores, etc.).

6. Original e cópia de comprovante de endereço.

*NOTA: O visto de trabalho outorga-se unicamente com previa autorização do Instituto Nacional de Migração.





VII. Programa de intercâmbio ROTARY

1. Formulário do visto (frente e verso, em uma só página) com fotografia recente, 3x4 colorida e fundo branco).

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original da carta de aceitação da instituição educativa no México.

4. Extratos bancários dos últimos três meses ou contracheque dos últimos três meses.

5. Original e cópia da carta convite do programa rotário.

6. Original e cópia da carta de aceitação de responsabilidade da família receptora no México junto com a cópia de sua identificação oficial.

7. Original e cópia da procuração por parte dos pais ou tutores do interessado em nome de quem seja o presidente do clube rotário da cidade ou distrito onde os menores vão residir dando a autorização à dita pessoa para realizar trâmites migratórios, representar legalmente ao menor e autorizar sua saída do território mexicano. A procuração pode ser outorgada fora do México, neste caso, deverá estar traduzido ao espanhol e legalizado para sua validez no México.




Página de inicio, Gobierno de México